SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue6Effect of the growth regulators IBA and ANA on the rooting of minicuttings of Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla clonesOrganic residues used as degraded subsoil reconditioner nd their effect on soil microbial activity and soil fertility in barbatimão cultivation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

MARTINS, Cibele Chalita  and  NAKAGAWA, João. Germinação de sementes de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville de diferentes origens submetidas a tratamentos para superação de dormênciaGermination of Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville seeds from different sources submitted to dormancy breaking treatments. Rev. Árvore [online]. 2008, vol.32, n.6, pp. 1059-1067. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622008000600011.

Sementes de diferentes procedências podem apresentar variações na intensidade de dormência, respondendo de forma diferenciada aos tratamentos e dificultando a indicação da melhor metodologia para superá-la. Este trabalho teve o objetivo de identificar métodos para superar a dormência e promover a germinação de sementes de barbatimão de diferentes procedências. Sementes dessa espécie foram colhidas em sete fragmentos de Cerrado localizados na região de Botucatu, SP, e submetidas aos seguintes tratamentos de superação de dormência: testemunha, escarificação mecânica (lixa 220), H2O quente por 20 min e escarificação com H2SO4 (95%) por 40, 60 e 80 min. As sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, teste de germinação, comprimento de plântulas, índice de velocidade de germinação e condutividade elétrica. A escarificação em ácido sulfúrico por 60 min foi o tratamento mais eficiente para superar a dormência, acelerar e aumentar a porcentagem de germinação e resultar plântulas de maior tamanho, para as sementes de diferentes locais de origem.

Keywords : Sementes duras; florestal; planta medicinal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese