SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Multiplication of axillary shoots in Acacia mearnsii de wild. Under different culture medium author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

ALONSO, Raquel; TISCORNIA, Susana; ALFENAS, Acelino Couto  and  BETTUCCI, Lina. Fungos asociados as lesões da casca do caule de Eucalyptus globulus em plantações no uruguai. Rev. Árvore [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 591-597. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622009000400001.

As lesões na casca de Eucalyptus globulus Labill. são frequentemente observadas nas plantações da Região Centro-Oeste do Uruguai. Constituem problema para o descortiçamento na colheita e, além disso, facilita a penetraçao de fungos apodrecedores da madeira. Selecionaram-se plantações com 1, 3 e 7 anos de idade, em três localidades próximas, para serem estudadas. Quatro tipos de lesões em caule foram encontrados nas árvores, independentemente da idade destas. Numa mesma plantaçao, havia mais de um tipo de lesão. Os objetivos deste estudo foram identificar a composição da micobiota associada a cada tipo de lesão da casca, compará-la com a dos tecidos sadios e investigar a origem desses sintomas. Outro objetivo foi verificar o papel de alguns colonizadores considerados patógenos, através de inoculações experimentais. Obtiveram-se 897 isolamentos correspondentes, a 32 taxa, 681 de casca lesionada e 216 dos tecidos sadios. Tanto os tecidos lesionados quanto os sadios mostraram composição micobiota específica similar, mas diferentes na frequência de colonização. Cytospora eucalyptica Van der Westhuizen, Botryosphaeria spp., Pestalotiopsis guepinii (Desm.) Stey. e Penicillum spp. foram as espécies dominantes isoladas. Devido à não reprodução dos sintomas depois da inoculação experimental com Botryosphaeria ribis Grossenb. & Duggar e B. eucalyptorum Crous & Wingf, foi sugerido que as lesões aqui estudadas fossem originadas de condições ambientais desfavoráveis. A ocorrência de geadas fora de estação associada à inundação pode ter influenciado o desenvolvimento dessas lesões na casca.

Keywords : Fungos; Botryosphaeria; Eucalyptus.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English