SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Fungi associated to bark lesions of Eucalyptus globulus stems in plantations from UruguayInfluence of the nutritional status of ministumps on the rooting of eucalypt minicuttings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

DISARZ, Ruter  and  MARTINS CORDER, Maísa Pimentel. Multiplicação de gemas axilares de Acacia mearnsii de wild. Sob diferentes meios de cultura. Rev. Árvore [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 599-606. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622009000400002.

A propagação de indivíduos superiores de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.) visando ao estabelecimento de florestas mais produtivas, homogêneas, resistentes a pragas e doenças é uma necessidade nos dias atuais. Este estudo objetivou determinar o melhor meio de cultura, a concentração dos seus principais sais e a utilização de carvão ativado para multiplicação in vitro de gemas axilares de A. mearnsii. Plântulas germinadas in vitro forneceram explantes que foram inoculados em diferentes meios de cultura B5, MS, SP e WPM. Foram testadas diversas concentrações do meio MS: ¼, ½, ¾ e 1/1 (concentração original), 5/4, 3/ 2, 7/4 e 2/1, com e sem carvão ativado. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados com cinco, sete e quatro repetições, respectivamente, com quatro explantes por parcela. As avaliações foram feitas em intervalos de 30 dias, através da contagem do número de folhas e gemas e da presença de calos e clorose. Entre os meios utilizados em sua composição original, o MS promoveu a maior multiplicação de gemas (3,7 gemas/explante) aos 30 dias. Entre as concentrações de macronutrientes do meio MS, a diluição para 3/4 da concentração original com a adição de carvão ativado apresentou as melhores respostas para a multiplicação de gemas axilares de acácia-negra (7,7 gemas/explante) aos 60 dias.

Keywords : Acácia-negra; carvão ativado; multiplicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese