SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Multiplication of axillary shoots in Acacia mearnsii de wild. Under different culture mediumTreatments for Adenanthera pavonina L. seed dormancy overcoming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

CUNHA, Ana Catarina Monteiro Carvalho Mori da et al. Influência do estado nutricional de minicepas no enraizamento de miniestacas de eucalipto. Rev. Árvore [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 607-615. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622009000400003.

O enraizamento adventício de estacas é influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos do material vegetal. O conhecimento sobre o modo de ação desses fatores sobre o enraizamento é fundamental para o sucesso da produção de mudas por miniestaquia. Entre os fatores envolvidos no enraizamento, pode-se destacar a nutrição mineral, pois existe significativa relação entre ela e o enraizamento. No entanto, a importância de vários nutrientes nesse processo ainda não está totalmente esclarecida. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de associação linear entre o estado nutricional das minicepas com o enraizamento de miniestacas de eucalipto. Foram utilizados dados da empresa CENIBRA, entre os quais se analisaram os de enraizamento de miniestacas e dos teores de nutrientes revelados por análises químicas dos tecidos foliares das minicepas. Os dados usados foram originados de minijardim clonal cultivado em leito de areia, com fertirrigação por gotejamento. Com esses dados, foram realizadas análises para avaliar a existência de correlação linear entre as concentrações de macro e micronutrientes nas minicepas e a taxa de enraizamento das miniestacas. Os resultados indicaram que a nutrição mineral desempenha papel importante no enraizamento adventício das miniestacas produzidas pelas minicepas, gerando respostas diferenciadas de acordo com o nutriente considerado. Os resultados evienciaram que a solução nutritiva aplicada no minijardim clonal deve ser específica para cada clone.

Keywords : Propagação vegetativa; Eucalyptus; nutrição mineral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese