SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Landscape composition and configuration of jacaré stream sub-basin, Taquari Valley, RS, with emphasis on the forest areasStudy of trust relationships in private woodlot production for a cellulose industry from the point of view of rural producers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

MARTINS, Carlos Romero; HAY, John Du Vall  and  CARMONA, Ricardo. Potencial invasor de duas cultivares de Melinis minutiflora no cerrado brasileiro - características de sementes e estabelecimento de plântulas. Rev. Árvore [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 713-722. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622009000400014.

A invasão biológica por espécies exóticas é considerada uma das principais ameaças para a conservação da biodiversidade em áreas protegidas. Devido à sua agressividade, Melinis minutiflora P. Beauv. (capim-gordura) é a gramínea que tem causado o maior impacto sobre a flora nativa no Cerrado brasileiro. Este estudo objetivou avaliar características de sementes e de estabelecimento de plântulas que podem afetar o potencial invasor de duas cultivares do Melinis minutiflora em uma área de Cerrado sensu stricto dentro de uma Unidade de Conservação. As avaliações de campo e laboratório mostram que a produção de sementes foi de 192 kg/ha (71.946 sementes viáveis/m2) e 171 kg/ha (81.690 sementes viáveis/m2) pelas cultivares Cabelo-de-Negro e Roxo, respectivamente, e as sementes recém-colhidas apresentaram alta viabilidade e alta dormência. No tocante à dinâmica de colonização, o enterrio de sementes reduz a emergência de plântulas, mas não impede a emergência de plântulas até a profundidade de 3 cm, entretanto a partir da profundidade de 4 cm as plântulas não conseguem emergir. A emergência de plântulas ocorre entre dezembro e março. Fatores adversos como sombreamento, competição intra e interespecífica, baixa fertilidade do solo e estresse hídrico não eliminam totalmente os indivíduos que se estabeleceram no período chuvoso. As cultivares de Melinis minutiflora mostraram comportamento reprodutivo bastante similar, e os fatores estudados ajudaram a explicar parcialmente o sucesso apresentado por essa gramínea em colonizar ambientes naturais no Cerrado brasileiro.

Keywords : Melinis minutiflora; capim-gordura; germinação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese