SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Effect of the acid hydrolyses of Eucalyptus grandis w. hill ex Maiden tannins in the properties of the tannic adhesivesEvaluation of the woods of Eucalyptus camaldulensis Dehnh and Eucalyptus urophylla S.T. Blake During machining tests for use by the furniture industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

FIORELLI, Juliano; DIAS, Antônio Alves  and  COIADO, Bruno. Propriedades mecânicas de peças com dimensões estruturais de Pinus spp: correlação entre resistência à tração e classificação visual. Rev. Árvore [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 741-750. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622009000400017.

A redução da disponibilidade de espécies de madeiras nativas e seus efeitos na economia, associada ao fortalecimento dos conceitos de preservação ambiental, criou a necessidade de desenvolvimento de alternativas viáveis para utilização racional de espécies de reflorestamento. E uma das opções é a realização de classificação visual das peças. Autores de trabalhos desenvolvidos nessa linha de pesquisa verificaram a adequação das regras de classificação visual do Southern Pine Inspection Bureau (SPIB) dos EUA à madeira de Pinus do Brasil e apresentaram proposta para normalizar o processo de classificação visual dessa madeira. Nessa classificação, os aspectos com maior influência são: presença de nós, desvio de grã em relação ao eixo da peça e densidade de anéis de crescimento. Assim, esta pesquisa apresenta um estudo experimental que consistiu na classificação visual e determinação da resistência à tração de 85 peças de Pinus spp e um estudo teórico, que propôs uma equação para determinar a resistência à tração média de peças estruturais em função da classificação visual. Com este trabalho, foi possível observar a influência dos nós e dos anéis de crescimento sobre a resistência à tração das peças analisadas.

Keywords : Classificação visual; resistência à tração; Pinus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese