SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Mechanical properties of structural pieces of Pinus spp: relationship between tensile strength and visual gradingPrediction of wood and kraft pulp quality by near infrared spectroscopy (NIRS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

SOUZA, Maria Odete Alves de; SILVA, José de Castro; LUCIA, Ricardo Marius Della  and  EVANGELISTA, Wescley Viana. Avaliação da madeira de Eucalyptus camaldulensis Dehnh e Eucalyptus urophylla S.T. Blake em ensaios de usinagem, visando à produção moveleira. Rev. Árvore [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 751-758. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622009000400018.

Este estudo teve como objetivo avaliar a potencialidade de uso da madeira de clones de Eucalyptus urophylla S. T. Blake, de 6 e 8 anos, e Eucalyptus camaldulensis Dehnh, de 10 anos, no que tange aos processos de usinagem, visando ao seu uso na indústria de móveis. A madeira utilizada originou-se de plantios comerciais cultivados em sistema de consórcio agrossilvipastoril, proveniente da Votorantim Metais Zinco S/A, situada no Município de Vazante, no Estado de Minas Gerais. Utilizaram-se seis árvores por clone, totalizando 18 exemplares. Foram realizados os seguintes ensaios de usinagem: corte paralelo às fibras, corte transversal às fibras, fresagem, aplainamento, furação, furação para espiga, furação para cavilha e moldura. Os resultados mostraram-se satisfatórios, com destaque para o clone de Eucalyptus urophylla com 8 anos, principalmente nos ensaios de corte paralelo e furação para espiga, apresentando grande potencial de uso da espécie para produção de móveis. A madeira dos clones testados apresentou bom desempenho na realização dos ensaios de usinagem, no que se refere à trabalhabilidade, não havendo entraves na sua utilização como fonte de matéria-prima na indústria moveleira.

Keywords : Eucalipto; usinagem; móveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese