SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Biometric variation effect of eucalipt clonal cuttings on the growth in the fieldRustification of Eucalyptus dunnii Maiden plants and the relationship of the total soluble carbohydrates and proline contents in the leaves to cold tolerance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

D'AVILA, Flavio Siqueira et al. Efeito do potássio na fase de rustificação de mudas clonais de eucalipto. Rev. Árvore [online]. 2011, vol.35, n.1, pp. 13-19. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622011000100002.

A aplicação de K está muitas vezes relacionada ao processo de rustificação, que tem por objetivo adaptar a muda às condições de plantio no campo. Neste sentido, este experimento foi conduzido visando avaliar o efeito do K na qualidade de mudas de três clones híbridos de Eucalyptus (E. grandis x E. urophylla). O experimento foi instalado no viveiro de mudas da empresa CENIBRA. As doses de potássio utilizadas foram: 0, 249, 747, 1494 e 2988 mg L-1. Aos 87 e 88 dias, foram avaliadas a altura da parte aérea, incremento em diâmetro de colo, relação altura da parte aérea/diâmetro de colo, concentração de K nas folhas e a relação N/K nas folhas. A aplicação de K na fase de rustificação aumentou, até determinada dose, o diâmetro de colo para os três clones avaliados, mas não se verificou influência do K na altura. A ausência de K resultou nos maiores valores da relação altura: diâmetro de colo para os três clones avaliados, ao passo que em mudas onde o K foi aplicado, esta relação apresentou valores menores e semelhantes. A aplicação de doses crescentes de K aumentou as concentrações foliares do nutriente. Todos os tratamentos apresentaram valores da relação N/K dentro do considerado adequado, exceto na maior dose de K aplicada. Conclui-se que, durante a fase de rustificação, a adubação potássica é recomendável, sendo indicada a dose de 249 mg L-1 de K por proporcionar os maiores valores em incremento de diâmetro de colo.

Keywords : Eucalyptus; miniestaquia e rustificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese