SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Influence of the light and growing media on germination and initial seedling development of two species of the Calliandra Benth: (Mimosoideae - Leguminosae) endemics of the Chapada Diamantina, BahiaNon myrmecochorus diaspores dispersion by ants: type and diaspore abundance influence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

BRANCALION, Pedro Henrique Santin; MONDO, Vitor Henrique Vaz  and  NOVEMBRE, Ana Dionísia da Luz Coelho. Escarificação química para a superação da dormência de sementes de saguaraji-vermelho (Colubrina glandulosa Perk. - Rhamnaceae). Rev. Árvore [online]. 2011, vol.35, n.1, pp. 119-124. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622011000100014.

Este trabalho objetivou avaliar diferentes períodos de imersão de sementes de saguaraji-vermelho (Colubrina glandulosa) em ácido sulfúrico, para a superação da dormência. O experimento foi dividido em duas etapas. Na primeira, sementes de cinco lotes provenientes de diferentes localidades (dois recém-coletados e os demais armazenados por um, dois e três anos) foram escarificadas quimicamente com ácido sulfúrico concentrado por 30, 60, 90, 120 e 150 min. Na segunda etapa, as sementes dos lotes recém-coletados foram imersas em ácido por 20, 30, 40, 50 e 60 min. As sementes escarificadas com ácido e as não escarificadas foram avaliadas diariamente quanto à germinação (rolo de papel, 25 ºC, no escuro e quatro repetições de 25 sementes por tratamento) - com os dados, foram calculadas sua porcentagem e velocidade. Na primeira fase, as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey (P<0,05) e na segunda, por equações de regressão. Os resultados indicaram que a porcentagem de dormência variou entre as sementes dos lotes (taxas mais altas das sementes recém-colhidas), e a escarificação com ácido por 30 a 90 min foi favorável à superação da dormência. Houve prejuízo na germinação com a escarificação das sementes por 120 min e 150 min. Na segunda fase, valores máximos de porcentagem e velocidade de germinação foram obtidos após 60 min de imersão. Diante desses resultados, o armazenamento por um ano e a imersão das sementes em ácido sulfúrico por 30 a 90 min podem ser utilizados, com eficiência, para a superação da dormência de sementes de saguaraji-vermelho.

Keywords : Sementes florestais; Germinação; Armazenamento; Sementes duras; Tegumento impermeável à água.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese