SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Genetic diversity and effective size in two Myracrodruon urundeuva Fr. All., population under ex situ conservationPhysiological aspects of germination and seedling quality of Schizolobium amazonicum in response to sandpaper and hot water seed scarification índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Árvore

versión impresa ISSN 0100-6762

Resumen

PAULINO, Gleicia Miranda et al. Desempenho da gliricídia no cultivo em aleias em pomar orgânico de mangueira e gravioleira. Rev. Árvore [online]. 2011, vol.35, n.4, pp. 781-789. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622011000500003.

Foi estabelecido um sistema de cultivo em aléias de gliricídia em um pomar orgânico de mangueira e de gravioleira de um ano, no município de Campos dos Goytacazes-RJ-Brasil. Os objetivos do trabalho foram avaliar a sobrevivência e o desempenho da gliricídia no cultivo em aléias, quanto à produção de fitomassa seca e ao fornecimento de nutrientes ao sistema. A gliricídia apresentou elevada sobrevivência (93%). A média anual de produção de fitomassa seca e de adição de nutrientes ao sistema foi maior no segundo ano de avaliação (2007) do que no primeiro ano (2006), ambos com de três podas anuais que se adequaram às épocas recomendadas para a adubação das frutíferas, especialmente a gravioleira. A quantidade de N adicionada ao pomar com as podas da gliricídia foi maior que a adubação recomendada para mangueira e gravioleira. Por outro lado, a quantidade de P e K adicionada ao pomar não foi suficiente para suprir a adubação demandada para ambas as culturas.A gliricídia apresentou bom desempenho nas condições do experimento, com potencial de uso contínuo no sistema e possibilidade de aproveitamento dos nutrientes disponibilizados no sistema pelas frutíferas. Contudo, mais avaliações são necessárias ao longo do tempo para verificar a sustentabilidade do consórcio.

Palabras llave : Adubação verde; Gliricidia sepium; Cultivo em Aléias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués