SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Description of damages and volume of wood phytomass of Cassia siamea lam stems cut for Coccoderus novempunctatus (coleoptera:cerambycidae)Screening method and identification of resistance sources to eucalyptus wilt caused by Ceratocystis fimbriata author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

SILVA, Kelina Bernardo et al. Armazenamento de sementes de Erythrina velutina willd. Rev. Árvore [online]. 2011, vol.35, n.4, pp. 809-816. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622011000500006.

O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes embalagens e ambientes de armazenamento na manutenção da qualidade fisiológica de sementes de Erythrina velutina Willd.. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA-UFPB), localizado no município de Areia (PB). As sementes de Erythrina velutina Willd. foram coletadas embaixo de árvores matrizes, no mesmo município e levadas para o laboratório, onde se realizou a homogeneização e acondicionamento em embalagens de papel, pano e vidro e, posterior armazenamento em condições não controladas de laboratório (±25ºC), geladeira (6 ± 2ºC) e câmara fria (4 ± 2ºC), por um período de 225 dias. Antes e após os intervalos de 45 dias foram retiradas amostras de cada embalagem e ambiente de armazenamento para avaliação das seguintes características: teor de água, emergência (porcentagem e índice de velocidade), comprimento e massa seca de epicótilo, hipocótilo e raiz das plântulas normais. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso com quatro repetições de 25 sementes para cada teste. As sementes de mulungu são ortodoxas e acondicionando-as nas embalagens de papel, pano ou vidro podem ser armazenadas nos ambientes de laboratório, geladeira e câmara fria, durante 225 dias sem perdas significativas na emergência das plântulas.

Keywords : Mulungu; Germinação; Vigor; Embalagens; Ambientes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese