SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue5Diametric distribution model thinned eucalypt stands for using a hyperbolic functionMorphology of fruits, seeds, seedling and sapling of Guibourtia hymenifolia (Moric.) J. Leonard (Fabaceae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

UMETSU, Ricardo Keichi; GIRARD, Pierre; MATOS, Dalva Maria da Silva  and  SILVA, Carolina Joana da. Efeito da inundação lateral sobre a distribuição da vegetação ripária em um trecho do rio Cuiabá, MT. Rev. Árvore [online]. 2011, vol.35, n.5, pp. 1077-1087. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622011000600014.

Estudos hidrológicos e fitossociológicos foram realizados num perfil topográfico de 550 m instalado perpendicularmente ao rio Cuiabá, no Município de Rosário Oeste, MT, para analisar a influência da inundação sobre a distribuição da vegetação ripária. Utilizando os dados fluviométricos da estação de Rosário Oeste de 1966 a 2003, um modelo hidrológico de remanso em regime subcrítico foi ajustado, permitindo estabelecer a série hidrológica na área de estudo. A partir dessa série, os intervalos de recorrência nessa área foram obtidos. Os resultados sugeriram que a margem do canal principal, o canal secundário e o dique marginal, a planície de inundação e o terraço alagam a cada ~1 1,7 ano, ~1,77 2,8 anos, ~3 anos e de ~3,25 a ~39 anos, respectivamente. A espécie Combretum leprosum Mart. (Combretaceae) apresentou maior VI na margem do canal principal, Callisthene fasciculata (Spr.) Mart. (Vochysiaceae) na margem do canal principal e no terraço e Licania parvifolia Huber (Chrysobalanaceae), Cariniana estrellensis (Raddi) Kuntze. (Lecythidaceae) e Vochysia divergens Pohl. (Vochysiaceae) na planície de inundação. Os resultados indicaram que a frequência e, principalmente, o tempo de alagamento são os principais determinantes ecológicos da distribuição das espécies vegetais ao longo do perfil topográfico.

Keywords : Fatores limitantes; Fitossociologia; Hidroperíodo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese