SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Germination and quality of Adenostemma brasilianum (pers.) cass. seeds, a native understore Asteraceae of the Atlantic ForestSurvival and initial growth of Euterpe edulis Mart. seedlings transplanted to gaps and undestory in a Semideciduous Forest, Viçosa, MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

OLIVEIRA, Mila Liparize de et al. Efeitos do meio de cultura e da relação BAP/ANA na multiplicação in vitro de clones de Eucalyptus grandis x E. urophylla em biorreator de imersão temporária. Rev. Árvore [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 1207-1217. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622011000700007.

Foram realizados três experimentos individuais com o objetivo de testar diferentes meios de cultura e combinações entre os fitorreguladores BAP e ANA na multiplicação de clones de Eucalyptus grandis x E. urophylla, utilizando o biorreator de imersão temporária RITA®. O meio de cultura MS e a frequência de imersão a cada 2 h promoveram maior massa fresca e número de brotos por explantes. No entanto, houve diferença quanto ao crescimento das culturas entre os dois clones avaliados. A combinação 1,0 µM de BAP com 0,5 µM de ANA foi a que resultou maiores médias em relação à massa fresca e ao número de brotos. As culturas apresentaram alto percentual de hiper-hidricidade, sendo essa desordem fator limitante nas condições deste estudo para o cultivo de Eucalyptus em biorreatores.

Keywords : Micropropagação; Clonagem de eucalipto; Biotecnologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese