SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número6Effects of culture medium and BAP/NAA ratio on in vitro multiplication of Eucalyptus grandis x E. urophylla clones in a temporary immersion bioreactorAspects of Pera glabrata (Schott) Poepp. ex Baill. (Euphorbiaceae) reprodutictive ecology in a Cerrado area in São Paulo state índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Árvore

versión impresa ISSN 0100-6762

Resumen

RIBEIRO, Tiago Maciel; MARTINS, Sebastião Venâncio; LANA, Vanessa Mendes  y  SILVA, Kelly de Almeida. Sobrevivência e crescimento inicial de plântulas de Euterpe edulis Mart. transplantadas para clareiras e sub-bosque em uma Floresta Estacional Semidecidual, em Viçosa, MG. Rev. Árvore [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 1219-1226. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622011000700008.

Este estudo teve como objetivos avaliar a sobrevivência e crescimento inicial de plântulas de Euterpe edulis Mart. transplantadas para duas condições de luz: clareira e sub-bosque, além de discutir seu comportamento ecofisiológico. Foram transplantadas 90 plântulas com altura entre 5 e 25 cm em seis parcelas: três em sub-bosque e três em clareiras, no espaçamento 2 x 2 m em três linhas de plantio, com cinco plântulas cada. A porcentagem de sobrevivência (geral) no período do estudo foi de 36,7%, enquanto nas clareiras foi de 53,3% e no sub-bosque, 20%. Uma regressão não linear mostrou relação positiva entre abertura de dossel e sobrevivência de plântulas de E. edulis. A maior taxa de sobrevivência das plântulas no ambiente de clareira em relação ao sub-bosque pode ser explicada pelo excesso de sombreamento no último, causada pela baixa porcentagem de abertura do dossel (4,78%). A abertura do dossel não influenciou significativamente no crescimento das plântulas.

Palabras llave : Regeneração; Restauração florestal; Euterpe edulis; Reserva Mata do Paraíso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués