SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Survival and initial growth of Euterpe edulis Mart. seedlings transplanted to gaps and undestory in a Semideciduous Forest, Viçosa, MGInfluence of soil factors on the floristic variations of a section of Riparian Forest in the River Gualaxo do Norte, Mariana , MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

FREITAS, Juliana Ribeirão de; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; NADAI, Igor Chiosini de  and  HARDMAN, Lucas. Aspectos da ecologia reprodutiva de Pera glabrata (Schott) Poepp. ex Baill. (Euphorbiaceae) em uma área de Cerrado no estado de São Paulo. Rev. Árvore [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 1227-1234. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622011000700009.

Pera glabrata é uma árvore que apresenta ampla distribuição no Brasil. A espécie vegetal é de importância para a conservação e recuperação de áreas degradadas, pois está presente em áreas impactadas, produz e dispersa grande quantidade de sementes e constitui-se em fonte alimentar para elevado número de espécies animais. Apesar da importância fitossociológica da espécie, ainda não existem estudos que abordem a sua ecologia reprodutiva. Este trabalho teve como objetivo caracterizar aspectos da fenologia reprodutiva, da morfologia floral, dos sistemas reprodutivo e de polinização e da dispersão de sementes da espécie. O estudo foi realizado em uma área de Cerrado no município de São Carlos, SP. Verificou-se que Pera glabrata é dioica e apresenta floração massiva e as flores dos dois sexos são pequenas, involucradas, amarelas e de antese diurna. As flores masculinas apresentam néctar e emitem odor adocicado, e as femininas não oferecem recursos perceptíveis aos visitantes florais. As flores foram visitadas por 32 espécies de Diptera e Hymenoptera de pequeno porte. Ocorre a formação de frutos e sementes por autogamia. Foram identificadas 25 espécies de aves visitando indivíduos com frutos maduros, das quais 16 ingeriram as sementes ariladas. Pera glabrata é autogâmica, com síndrome de polinização por diversos pequenos insetos e com dispersão ornitocórica de suas sementes.

Keywords : Reprodução; Polinização; Dispersão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese