SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número6Confidence limits to variables in seeds analysis of exotic forest speciesEficiência técnica na indústria de base florestal brasileira via metas intermediárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Árvore

versão impressa ISSN 0100-6762

Resumo

VALDETARO, Erlon Barbosa; SILVA, Fabiano Luiz da; RIBEIRO, Sabina Cerruto  e  JACOVINE, Laercio Antônio Gonçalves. Contribuição dos créditos de carbono na viabilidade econômica dos contratos de fomento florestal no sul da Bahia. Rev. Árvore [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 1307-1317. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622011000700017.

A região do extremo sul da Bahia é caracterizada por sua extensa produção de eucalipto. Grandes empresas do setor de celulose e papel desempenham importante função na economia da região através dos programas de fomento florestal. Além disso, tem-se que alguns produtores fomentados por essas empresas possuem interesse em incrementar o retorno financeiro de seus contratos de fomento florestal através do recebimento de crédito de carbono. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição dos créditos de carbono na viabilidade econômica nos contratos de fomento florestal da região. O Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Anual Equivalente (VAE) foram os indicadores utilizados na avaliação financeira, a uma taxa de desconto de 10% ao ano, em 45 contratos de fomento distribuídos em 11 municípios da região, e estimou-se o potencial de estocagem de carbono utilizando dados de estoque de carbono do momento em que os contratos atingiram a idade técnica de corte. Os produtores florestais informaram dados referentes à produção, produtividade e rentabilidade do plantio de eucalipto em seus contratos de fomento. Os resultados da pesquisa mostram que a comercialização dos créditos de carbono pode aumentar consideravelmente a viabilidade financeira do contrato de fomento. Dessa forma, pode-se concluir que o comércio de créditos de carbono é uma atividade viável na região e aumentará os ganhos dos produtores fomentados.

Palavras-chave : Fomento florestal; Créditos de carbono; Análise econômica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português