SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Genetic variability for juvenile characters of Cedrela fissilis vell. Progenies: a subsidy for definition of seed collection zoneGrowth of eucalyptus clones seedlings submitted to simulated drift of different herbicides author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

SILVA, Kelina Bernardo; ALVES, Edna Ursulino; BRUNO, Riselane de Lucena Alcantara  and  MATOS, Valderez Pontes. Caracterização morfológica de frutos, sementes e germinação de Sideroxylon obtusifolium (Roem. e Schult.) Penn. (Sapotaceae). Rev. Árvore [online]. 2012, vol.36, n.1, pp. 59-64. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622012000100007.

Estudos que visam ao conhecimento da morfologia de sementes e plântulas contribuem para a identificação das espécies, facilitando o reconhecimento das fases iniciais do seu desenvolvimento. Assim, os objetivos deste trabalho foram caracterizar morfologicamente as estruturas externa e interna dos frutos e das sementes de Sideroxylon obtusifolium (Roem. e Schult.) Penn., além de descrever e ilustrar a morfologia externa da plântula. Para a descrição dos frutos foram observados detalhes externos e internos do pericarpo, referentes a textura, consistência, cor, pilosidade, brilho, forma, número de sementes por fruto e deiscência. Foram analisadas as seguintes variáveis externas das sementes: dimensões, cor, textura, consistência, forma e posição do hilo e da micrópila; e as internas: presença ou ausência de endosperma, tipo, forma, cor, posição dos cotilédones, eixo-hipocótilo-radícula e plúmula. A germinação foi considerada desde o intumescimento da semente até a emissão dos protófilos, sendo a plântula considerada estabelecida quando os protófilos já estavam totalmente expandidos. Os frutos de S. obtusifolium são dos tipos bacoide, globoso ou elipsoide, indeiscente e monospérmico. As sementes variam de globosas a elipsoides, e o embrião é do tipo cotiledonar e ocupa posição basal na semente. A germinação tem início no décimo segundo dia e pode ser encerrada no vigésimo primeiro dia após a semeadura.

Keywords : Espécie florestal; Morfologia; Plântula e análise de sementes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese