SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Propagation through cutting technique of species ocurring in the Lower São Francisco River in Sergipe State with different concentrations of indolbutiric acidSoils, management and hydrological aspects in Araújos hydrographic basin, Viçosa - MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

UMETSU, Ricardo Keichi et al. Análise morfométrica e socioambiental de uma bacia hidrográfica Amazônica, Carlinda, MT. Rev. Árvore [online]. 2012, vol.36, n.1, pp. 83-92. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622012000100010.

Estudos morfométricos e socioambientais foram realizados na bacia hidrográfica do rio Monte Sinai, em Carlinda, MT, visando à criação de subsídios para a sua sustentabilidade ambiental. Para tanto, foram utilizados dados SRTM 90 m, reamostrados para 30 m, para a geração do modelo digital de elevação e dados SPOT (10 m), para a avaliação do uso e cobertura da terra, através de técnicas de SIG. Além disso, foram feitas entrevistas semiestruturadas com os moradores locais e visitas de campo. Os resultados apontaram que a bacia apresenta padrão dentrítico de quarta ordem. A razão altimétrica, declividade, densidade de drenagem e fator de forma indicaram forte controle estrutural da drenagem da bacia hidrográfica. Entretanto, o atual uso e cobertura da terra, dominada por pastagens e mata ciliar degradada, favorecem os processos erosivos e, consequentemente, a perda da ferlitiladade do solo e o assoreamento dos cursos d'água. Foram apontados indicadores de degradação, assim como estratégias de manejo adequadas à melhoria ambiental que venham contribuir e garantir a sustentabilidade ambiental da bacia.

Keywords : Recursos hídricos; Amazônia; Gestão e Planejamento Ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese