SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Age structure of Mauritia flexuosa L. f. (Arecaceae) swamp populations in the central region of Goiás, BrazilAnalysis of the vegetation in the springs of the Piauitinga River watershed, Salgado, SE Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Árvore

versión impresa ISSN 0100-6762

Resumen

GRIS, Darlene; TEMPONI, Lívia Godinho  y  MARCON, Thaís Regina. Espécies nativas indicadas para recuperação de áreas degradadas no oeste do Paraná. Rev. Árvore [online]. 2012, vol.36, n.1, pp. 113-125. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622012000100013.

A colonização no Estado do Paraná culminou na devastação de grandes áreas florestadas em todo o Estado. Os programas de restauração de áreas degradadas enfatizam a utilização de espécies nativas, mas, muitas vezes, não se conhecem as espécies indicadas para reflorestamentos locais, uma vez que essas áreas são pouco conhecidas floristicamente. Este trabalho teve como objetivo levantar as espécies nativas, classificando as como pioneiras, secundárias e climácicas, indicadas para o reflorestamento de áreas na região Oeste do Paraná, bem como apontar localidades de ocorrência das matrizes para a coleta de sementes dessas espécies. Foram realizadas pesquisas bibliográficas em literatura especializada e nos herbários Museu Botânico Municipal de Curitiba (MBM) e Herbário da Universidade Estadual, no Oeste do Paraná (UNOP), com o intuito de identificar as espécies potenciais para a recuperação de áreas degradadas na região Oeste do Paraná. Foram selecionadas 115 espécies, das quais 22 são pioneiras, 73 são secundárias e 20 são climácicas. A Revisão Bibliográfica sugere que as espécies pioneiras são as mais indicadas para os processos iniciais na recuperação de áreas degradadas, enquanto as espécies secundárias e clímax têm papel principal no enriquecimento da área.

Palabras llave : Reflorestamento; Espécies pioneiras; Espécies secundárias e espécies climácicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés