SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Effect of fire on the fruit production of Qualea parviflora Mart. (Vochysiaceae) in the cerradoDistribution of tree species in a geomorphological and pedological gradient of submontane semidecidual seasonal forest in the vicinity of Rio Doce state park, Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

FARINACI, Juliana Sampaio  and  BATISTELLA, Mateus. Variação na cobertura vegetal nativa em São Paulo: um panorama do conhecimento atual. Rev. Árvore [online]. 2012, vol.36, n.4, pp. 695-705. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622012000400011.

Estudos em diversos países têm evidenciado a ocorrência de transição florestal, fenômeno em que o aumento da cobertura florestal supera as perdas por desflorestamento. No Brasil, embora o desflorestamento ocorra em maior grau que a expansão das florestas, é possível que em certas regiões essa relação seja inversa. Levantamentos recentes sugerem a tendência do Estado de São Paulo em direção à transição florestal. Com os objetivos de analisar as evidências dessa transição e facilitar o uso da informação já existente, fez-se uma revisão de quatro fontes de dados sobre a variação da cobertura vegetal nativa em São Paulo (Instituto Florestal, SOS Mata Atlântica/INPE, IBGE e CATI/IEA). Os resultados indicaram que as discrepâncias entre esses levantamentos podem, ao menos em parte, ser atribuídas a diferenças metodológicas e de objetivos. Ressaltam-se seus pontos de concordância e discutem-se possibilidades de harmonização dessas informações.

Keywords : Transição florestal; Recuperação florestal; Domínio Mata Atlântica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese