SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Mapping permanent preservation areas and land use conflicts identification at the camapuã/brumado river basinDevelopment of recycled paper properties by ultrasonic treatment and addition of xylan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762

Abstract

CARNEIRO, Angélica de Cássia Oliveira et al. Parâmetros cinéticos de adesivos produzidos a partir de taninos de Anadenanthera peregrina e Eucalyptus grandis. Rev. Árvore [online]. 2012, vol.36, n.4, pp. 767-775. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622012000400018.

Devido à crise do petróleo, na década de 70, pesquisas tiveram o objetivo de substituir parcial ou totalmente os adesivos convencionais, à base de petróleo. Uma forma de substituição foi a utilização de fontes naturais, como os taninos, provenientes de algumas espécies arbóreas. Porém, os taninos apresentam algumas limitações de uso, que podem ser superadas através da sulfitação e da hidrolise ácida. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da hidrólise ácida e sulfitação de taninos extraídos da casca de Eucalyptus grandis e Anadenanthera peregrina, nos parâmetros cinéticos dos adesivos tânicos, através da técnica de calorimetria diferencial exploratória (DSC). Os taninos foram hidrolisados com ácido acético ou ácido clorídrico a 10N, empregando-se três valores de pH e três tempos de reação. A sulfitação foi realizada em solução de sulfito de sódio, à 5%, em três tempos de reação. A energia de ativação, entalpia e temperatura de cura dos adesivos foram reduzidas pela hidrólise e sulfitação dos taninos, porém apresentaram banda larga de polimerização. O tempo de reação dos taninos não teve efeito sobre os parâmetros cinéticos.

Keywords : Calorimetria diferencial exploratória (DSC); Colas para madeira; Adesivos naturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese