SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue5BIOMASS AND NUTRIENTS OF Eucalyptus dunnii Maiden STAND IN PAMPA GAÚCHOSILVICULTURAL AND ECONOMIC ANALYSIS OF CLONAL AND SEMINAL PLANTATIONS OF Tectona grandis L.F. IN TAUNGYA SYSTEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762On-line version ISSN 1806-9088

Abstract

GUEDES, Marcio Lisboa et al. MORFOLOGIA DOS FRUTOS E PRODUTIVIDADE DE BABAÇU NO NORTE DE MINAS GERAIS, BRASIL. Rev. Árvore [online]. 2015, vol.39, n.5, pp.883-892. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622015000500011.

Os objetivos deste trabalho foram caracterizar morfologicamente os frutos de babaçu e estimar a sua produtividade (Attalea vitrivir) no Norte de Minas Gerais. Foram coletados 20 frutos maduros de 10 plantas em três áreas, no Município de Januária, MG Mensuraram-se 18 parâmetros biométricos dos frutos, determinou-se o teor de óleo das sementes e avaliaram-se a aderência à distribuição normal, a distribuição de frequência e a correlação entre as variáveis e o efeito do indivíduo e da área. Quantificou-se a produção de cachos por planta e de frutos por cacho em 10 plantas, nas três áreas, e estimou-se a produtividade potencial em condição de extrativismo e de cultivo. Em todas as variáveis biométricas estudadas, houve diferença significativa entre os indivíduos e áreas, evidenciando-se grande variabilidade na morfologia dos frutos. O teor médio de óleo foi de 45, 7%, com diferença significativa entre os indivíduos. A grande variabilidade encontradafavorece, em programas de melhoramento, a seleção de indivíduos mais produtivos. A produtividade potencial de endocarpo e óleo em densidade de 400 plantas/ha é de 6,4 e 1,2 t/ha, respectivamente, o que amplia a possibilidade de uso de A. vitrivir na produção de carvão, na indústria de biocombustíveis e na fixação de carbono.

Keywords : Attalea vitrivir; Biometria de frutos; Teor de óleo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )