SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue5SILVICULTURAL AND ECONOMIC ANALYSIS OF CLONAL AND SEMINAL PLANTATIONS OF Tectona grandis L.F. IN TAUNGYA SYSTEMANALYSIS OF Rhizoctonia sp. GROWTH, INCIDENCE AND ANTIXENOSIS EFFECT FOR LEAF-CUTTING ANT Atta sexdens rubropilosa F. IN CLONES OF Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla TREATED WITH GIBBERELLIN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762On-line version ISSN 1806-9088

Abstract

DRANSKI, João Alexandre Lopes; MALAVASI, Ubirajara Contro  and  MALAVASI, Marlene de Matos. RELAÇÃO ENTRE TEOR DE LIGNINA E QUALIDADE DE MUDAS DE Pinus taeda. Rev. Árvore [online]. 2015, vol.39, n.5, pp.905-913. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622015000500013.

O ensaio objetivou correlacionar o teor de lignina resultante da tigmomorfogênese induzida por flexões caulinares com a sobrevivência e o crescimento pós-plantio em mudas de P. taeda. As mudas foram submetidas a cinco frequências de flexões caulinares diárias (0, 5, 10, 20 e 40 flexões) com o auxilio de um aparato mecânico por 60 dias. Ao final, determinou-se o teor de lignina nos tecidos radiculares e aéreos. Quatro repetições por tratamento foram plantadas em uma área de monocultivo de Pinus. Noventa dias após o plantio, quantificou-se as taxas de sobrevivência e de crescimento inicial em altura, em diâmetro do coleto, e volume do caule. A aplicação da frequência de 20 flexões induziu a um aumento no teor de lignina nos tecidos radiculares e aéreos. A campo, a sobrevivência das mudas foi reduzida com o tratamento de 40 flexões, enquanto as taxas de crescimento foram aumentadas com a aplicação de 10 ou 20 flexões. O teor de lignina nos tecidos radiculares correlacionou-se positivamente com a sobrevivência a campo da mudas, enquanto o teor nos tecidos aéreos correlacionou-se com os incrementos em altura e no volume do caule. Mudas de P. taeda com maior teor de lignina apresentam maiores chances de sobrevivência pós-plantio.

Keywords : Tigmomorfogênese; Rustificação; Flexão caulinar.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )