SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue5ANALYSIS OF Rhizoctonia sp. GROWTH, INCIDENCE AND ANTIXENOSIS EFFECT FOR LEAF-CUTTING ANT Atta sexdens rubropilosa F. IN CLONES OF Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla TREATED WITH GIBBERELLINCORRELATION BETWEEN VOLUMETRY OF EUCALYPTUS FORESTS AND PRODUCTIVITY AND COSTS OF WOOD HARVESTING MACHINES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Árvore

Print version ISSN 0100-6762On-line version ISSN 1806-9088

Abstract

EHRHARDT-BROCARDO, Natalia Carolina Moraes et al. DIVERSIDADE CULTURAL, MORFOLÓGICA E GENÉTICA DE DIAZOTRÓFICOS ISOLADOS DE NÓDULOS DE BRACATINGA1. Rev. Árvore [online]. 2015, vol.39, n.5, pp.923-933. ISSN 0100-6762.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622015000500015.

O nitrogênio é um dos macronutrientes essenciais aos seres vivos, o que o torna um dos fatores limitantes para o crescimento vegetal. Apenas uma parcela dos procariotos, os diazotróficos, possui a capacidade de reduzir o nitrogênio atmosférico para outras formas disponíveis às plantas. A bracatinga é uma espécie arbórea de importância econômica capaz de estabelecer simbiose mutualística com organismos diazotróficos, sendo os seus principais usos: produção de energia, madeira, forragem, indústria química de produtos naturais, apicultura, paisagismo e sombreamento e recuperação de áreas degradadas e zonas ripárias. Este estudo objetivou estabelecer relação entre a diversidade cultural e morfológica e a variabilidade genética dos isolados nodulantes em bracatinga de diferentes condições edafoclimáticas. Coletaram-se nódulos radiculares retirados ao acaso em sete áreas compreendidas entre o Vale do Itajaí, Planalto Sul e Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina. Foi observada ampla diversidade cultural entre os diazotróficos presentes, havendo predomínio de isolados de rápido crescimento, de colônia com coloração branca leitosa, formato circular, borda lisa e superfície mucoide. Entre os parâmetros avaliados, a transparência da colônia, a produção de muco e a alteração do pH foram considerados relevantes para a diferenciação dos isolados. A caracterização taxonômica dos isolados foi realizada por comparação dos fragmentos sequenciados, sendo as espécies isoladas deste conjunto amostral pertencentes aos gêneros Burkholderia, Pantoea, Pseudomonas e Rhizobium.

Keywords : Mimosa scabrella (Benth.); FBN; Endofíticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )