SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1MÉTODOS PARA ESTIMAR O VOLUME DE FUSTES E GALHOS NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS1DOSAGEM DE MISTURA BETUMINOSA A FRIO E SEU ESTUDO SOB EFEITOS DE CARGAS ESTÁTICAS E REPETIDAS1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Árvore

versão impressa ISSN 0100-6762versão On-line ISSN 1806-9088

Resumo

FIORI, Leandro Fabrício; CIONEK, Vivian de Mello; SACRAMENTO, Patricia Almeida  e  BENEDITO, Evanilde. DINÂMICA DA QUEDA FOLIAR DA VEGETAÇÃO RIPÁRIA E ACÚMULO NO ESTOQUE BENTÔNICO EM RIACHOS NEOTROPICAIS. Rev. Árvore [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.89-96. ISSN 1806-9088.  https://doi.org/10.1590/0100-67622016000100010.

Considerando a importância de folhas da vegetação ripária como fonte energética para riachos de pequeno porte, este estudo teve por objetivo avaliar a contribuição de biomassa de folhas para o sistema e a dinâmica de aporte temporal. Para tanto, amostras mensais de julho de 2008 a junho de 2009 foram coletadas utilizando quatro amostradores instalados em três riachos, a fim de coletar os aportes vertical, lateral e terrestre e o estoque bentônico. Foram testadas as hipóteses de que: (1) o aporte de biomassa de folhas é maior após períodos de estresse hídrico; e (2) a biomassa do estoque bentônico aumenta com o incremento dos aportes lateral e vertical. As folhas representaram, em média, 71,9% de todo o material alóctone amostrado, com variação sazonal significativa ao longo do ano. Os picos de entrada de folhas foram registrados em setembro-outubro, após um período de aumento na pluviosidade, e também em janeiro, após decréscimo na pluviosidade. A maior entrada de folhas se deu pelo aporte lateral.

Palavras-chave : Transferência de energia; Riachos de primeira ordem; Matéria orgânica alóctone.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )