SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3CORRELATIONS BETWEEN AGE, WOOD QUALITY AND CHARCOAL QUALITY OF EUCALYPTUS CLONES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Árvore

On-line version ISSN 1806-9088

Abstract

MAIA, Maria Clideana Cabral et al. ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS VIA REML/BLUP PARA O MELHORAMENTO INTRAPOPULACIONAL DE Platonia insignis Mart. Rev. Árvore [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.561-573. ISSN 1806-9088.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622016000300020.

O objetivo deste estudo foi estimar parâmetros genéticos capazes de subsidiar a seleção de matrizes de bacuri para um primeiro ciclo de seleção recorrente, utilizando o procedimento REML/BLUP (máxima verossimilhança residual / melhor predição linear não viciada) para se estimar os componentes de variância e valores genotípicos. Doze variáveis foram analisadas para um total de 210 frutos pertencentes a 39 diferentes matrizes, em um experimento de campo estabelecido no delineamento de blocos incompletos com réplicas clonais entre subparcelas. As três variáveis relacionadas com o desenvolvimento do fruto (peso, diâmetro e comprimento) apresentaram correlações acentuadas, e dentre estas o comprimento do fruto foi a que apresentou maior herdabilidade e potencial para ser usada na seleção indireta. Entre as 39 matrizes avaliadas neste estudo cinco apresentam potencial para compor o próximo ciclo de seleção recorrente, por apresentarem bom diferencial de seleção tanto para variáveis agrotecnológicas quanto para de desenvolvimento dos frutos do bacuri.

Keywords : Bacuri; Modelo misto (REML/BLUP); Seleção.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )