SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4ASEXUAL PROPAGATION OF ARAÇÁ (Psidium cattleianum Sabine) BY LEAF AND YOUNG BRANCHES CUTTINGSRELATIONSHIP BETWEEN THE ANATOMY AND DRYING IN Eucalyptus grandis X Eucalyptus urophylla WOOD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Árvore

On-line version ISSN 1806-9088

Abstract

MAIA, Maria Clideana Cabral et al. HERDABILIDADE, REPETIBILIDADE E GANHOS GENÉTICOS EM UMA POPULAÇÃO DE MELHORAMENTO DE CAJUÍZEIRO. Rev. Árvore [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.715-722. ISSN 1806-9088.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622016000400015.

O cajuízeiro (Anacardium spp) é uma das muitas espécies frutíferas arbóreas endêmicas da região Nordeste do Brasil. O objetivo deste trabalho foi estimar os coeficientes de herdabilidade e repetibilidade das variáveis agrotecnológicas e predizer os ganhos genéticos de uma população de melhoramento de cajuí da Embrapa Meio Norte. Os dados das variáveis estudadas de cada safra foram avaliados no programa Selegen-REML/BLUP. A ordem das variáveis analisadas foi: V1: peso do fruto (PF, em g), V2: peso do pedúnculo (PP, em g), V3: peso da castanha (PC, em g), V4: diâmetro basal (DB, em cm), V5: diâmetro apical (DA, em cm), V6: comprimento do fruto (CP, em cm), V7: firmeza do endosperma (FIRMEZA, em N), V8: teor de vitamina C (VitC, em mg/100g), V9: teor de sólidos solúveis totais (SST, em %), V10: pH do endosperma (pH), V11: acidez total titulável (ATT, em %) e V12: relação STT/ATT (adimensional). O peso do fruto e teor de vitamina C podem ter seus valores preditos a partir do diâmetro basal e/ou comprimento do pedúnculo cujas medidas são de fácil mensuração. As medianas e altas estimativas dos coeficientes de herdabilidade e repetibilidade possibilitaram selecionar precocemente um dos genótipos, 4, com acurácia a partir de duas medições (anos). O genótipo 4 apresentou as maiores médias para os atributos físicos e tecnológicos do fruto, podendo ser considerado candidato à seleção para reprodução assexuada no cultivo com objetivo duplo (consumo in natura e industrializado).

Keywords : Multi-características; Médias futuras; Genética quantitativa.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )