SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número6AGRUPAMENTO ECOLÓGICO E FUNCIONAL DE ESPÉCIES FLORESTAIS NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTALCARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DO LENHO DE TRAÇÃO EM Hevea brasiliensis (Willd. ex A. Juss.) Mull. Arg. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Árvore

versão On-line ISSN 1806-9088

Resumo

FRIGIERI, Tânia Cristina; VENTORIM, Gustavo  e  FAVARO, Jaqueline Silveira Comelato. O EFEITO DA REDUÇÃO DE ÁGUA NA LAVAGEM DA POLPA KRAFT NO BRANQUEAMENTO ECF. Rev. Árvore [online]. 2016, vol.40, n.6, pp.1091-1098. ISSN 1806-9088.  https://doi.org/10.1590/0100-67622016000600015.

O objetivo principal do presente trabalho foi estudar a viabilidade técnica de se usar o efluente da lavagem do branqueamento da celulose, nas diversas etapas do processo, visando uma redução no consumo de água fresca na lavagem da polpa avaliando seu efeito na qualidade da polpa. Foi utilizada polpa celulósica industrial de Eucalyptus spp. deslignificada com oxigênio. Foi feita a mesma sequência de branqueamento D(E+P)DP dez vezes, nas mesmas condições (temperatura, consistência e tempo). Utilizou-se a lavagem em contra-corrente nos estágios de branqueamento, cada sequência foi feita com um diferente fator de lavagem: 9, 6, 3 e 0 m3 de água destilada por tonelada de polpa, buscando atingir a alvura de 92 ± 0,5% ISO. As dez sequências realizadas foram uma busca da estabilidade da carga orgânica do efluente medida pela DQO e então comparados os resultados da DQO com os resultados da alvura da polpa já branqueada. Os resultados avaliados das dez sequências e nas quatro diferentes lavagens mostrou o aumento da DQO por causa do acúmulo da matéria orgânica decorrente da reutilização dos efluentes das sequências anteriores. Este aumento da DQO fez com que os resultados da alvura baixassem durante os ciclos e também na redução da água de lavagem, provando a necessidade de que haja lavagem entre os estágios de branqueamento. Neste trabalho o resultado da lavagem até 3m3/t de polpa foi tolerável e ainda recomendável, já para a polpa sem lavagem (0m3/t de polpa), por não alcançar alvura suficiente, é inviável comercialmente.

Palavras-chave : Celulose; Branqueamento; Eucalipto.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )