SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2DESMATAMENTO EM FLORESTA OMBRÓFILA MISTA NA REGIÃO SERRANA DE SANTA CATARINAPROGNOSE DA DISTRIBUIÇÃO DIAMÉTRICA E DO ESTOQUE DE CARBONO POR CADEIA DE MARKOV EM UMA FLORESTA SECUNDÁRIA DA MATA ATLÂNTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Árvore

versão impressa ISSN 0100-6762versão On-line ISSN 1806-9088

Resumo

SORANSO, Denise Ransolin et al. DINÂMICA DOS ANÉIS DE CRESCIMENTO DE ÁRVORES DE Khaya ivorensis PROVENIENTES DE PLANTIOS EXPERIMENTAIS. Rev. Árvore [online]. 2018, vol.42, n.2, e420207.  Epub 02-Jul-2018. ISSN 0100-6762.  https://doi.org/10.1590/1806-90882018000200007.

O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a formação de anéis de crescimento no lenho de Khaya ivorensis, bem como, analisar a variação da morfologia dos elementos de vaso, visando ao entendimento do crescimento dessa espécie em plantios experimentais. Para tanto, discos da base de cinco árvores foram coletados e, após o polimento da seção transversal, realizou-se a demarcação dos limites dos anéis de crescimento. Um estudo anatômico da madeira foi realizado com objetivo de caracterizar os anéis e por meio de imagens digitalizadas dos discos foi mensurada a largura dos mesmos. Foi obtida uma série histórica de dados referente ao diâmetro das árvores para estabelecer uma correlação com a largura dos anéis mensurada ao longo dos anos. Os limites dos anéis de crescimento da madeira de mogno africano são demarcados por uma fina camada de parênquima marginal, tendo sido constatada a presença de falsos anéis. Foi observada entre as árvores correlação de crescimento anual significativa de 0,62, sendo o incremento radial do lenho irregular nos primeiros anos (anéis largos e estreitos), com destaque para o 3º e o 11º ano de crescimento, em que foram observados os maiores incrementos, devido a uma tendência biológica de adaptação ao ambiente e pela ocorrência de um desbaste realizado na área de plantio, respectivamente.

Palavras-chave : Mogno africano; Caracterização anatômica; Crescimento radial.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )