SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número6ANÁLISE FINANCEIRA DO MODELO DE ENRIQUECIMENTO UTILIZANDO PRODUTOS MADEIREIROS E NÃO-MADEIREIROS EM REMANESCENTES SECUNDÁRIOS DA MATA ATLÂNTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Árvore

versão impressa ISSN 0100-6762versão On-line ISSN 1806-9088

Resumo

CARNEIRO, Angélica de Cássia Oliveira et al. MONITORAMENTO DE TRANSPORTE DE GASES DA CARBONIZAÇÃO PARA PROJETOS DE COGERAÇÃO. Rev. Árvore [online]. 2018, vol.42, n.6, e420601.  Epub 11-Fev-2019. ISSN 1806-9088.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-90882018000600001.

O objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho e a eficiência de um sistema de transporte de gases da carbonização até um queimador. O sistema de transporte de gases da carbonização consiste na retirada destes da chaminé dos fornos, os quais passam por tubulações até atingirem o queimador. Para evitar a condensação dos gases e geração de efluentes líquidos, construiu-se um sistema que circunda e aquece a tubulação que conduz os gases da carbonização. Estes foram denominados gases de traço e são conduzidos no sentido oposto aos gases da carbonização. Foi feito um monitoramento da temperatura da rede de transporte dos gases em diferentes pontos de coleta utilizando termopares. Foram determinadas as correlações existentes entre os diferentes pontos de coletas de temperaturas por meio do coeficiente de correlação de Pearson a 95% de probabilidade e determinado uma regressão entre essas variáveis que apresentaram correlações significativas. A temperatura média dos gases da carbonização na saída da chaminé foi de 116ºC e o mesmo entrou no queimador com a temperatura média de 166,7ºC, proporcionando um acréscimo de temperatura de 50,7ºC. A temperatura média na saída da chaminé do queimador para o gás de traço foi de 218,35ºC e o mesmo foi lançado para atmosfera a 125,2ºC, tendo portando uma perda térmica de 93,15ºC. Conclui-se que o sistema de transporte de gases utilizando gás de traço foi eficiente no que concerne a não condensação dos gases da carbonização, permitindo um melhor aproveitamento energético dos mesmos e evitando a geração de efluentes líquidos indesejáveis.

Palavras-chave : Chaminé; Dutos; Câmara de combustão.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )