SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Physical atributes of oxisol cultivated with sugar cane after applications of sewage sludge and vinasseTrack of spraying in soybean and bean crops using a bar sprayer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

SANCHEZ, Augusto C. et al. Influência do auxílio mecânico na colheita de tomates. Eng. Agríc. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp. 748-754. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162006000300011.

O objetivo deste trabalho foi avaliar parâmetros que influenciam na colheita auxiliada e comparar a colheita tradicionalmente realizada para tomate de mesa em propriedades agrícolas, no Estado de São Paulo. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo de auxílio à colheita, de estrutura metálica, dotado de rodas e com assentos acoplados para um ou dois colhedores, avaliado em quatro modalidades de colheita: testemunha (colheita-padrão utilizada na Fazenda Santa Luzia, Brotas-SP), colhedor a pé com auxílio, colhedor sentado com auxílio e composição dos dois sistemas, com dois colhedores sentados e um a pé, em diferentes velocidades de deslocamento. Os resultados demonstraram que os tipos de colheita com auxílio mecânico se apresentaram mais eficientes do que a testemunha em relação à produtividade horária média por colhedor. O sistema de colheita auxiliada com três colhedores apresentou aumento de 290% na produtividade média horária por colhedor, para a faixa de 0,5 a 1,0 fruto por planta, seguido dos sistemas de colheita auxiliada com colhedor a pé, com aumento de aproximadamente 41%, e colheita auxiliada com colhedor sentado, com aumento de aproximadamente 35%. Esses resultados comprovam a importância do uso do dispositivo de auxílio mecânico.

Keywords : Lycopersicum esculentum; colhedor; produtividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese