SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Soil compaction and power of one planter with two types of sowers in the system integration cattle-raising agricultureEvaluation of invisible losses in mechanical harvesting in two sugar cane mass flows índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Engenharia Agrícola

versión impresa ISSN 0100-6916

Resumen

CARVALHO FILHO, Alberto et al. Efeitos de sistemas de preparo do solo na cultura da soja (Glycine max (L.) Merrill). Eng. Agríc. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp. 777-786. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162006000300015.

Com o objetivo de avaliar o efeito de cinco equipamentos de preparo do solo sobre o desenvolvimento e a produtividade da cultura da soja (Glycine max L. (Merril)), foi conduzida uma pesquisa em Latossolo Vermelho distrófico, no município de Uberaba-MG, em delineamento experimental em blocos casualizados, com cinco tratamentos (escarificador, enxada-rotativa, arado de aivecas, arado de discos e grade aradora) e quatro repetições. Os sistemas de preparo do solo não mostraram diferenças para o número médio de dias para a emergência das plântulas, estande final, altura da primeira vagem e produtividade da cultura da soja. Os tratamentos com arado de disco, arado de aivecas e grade aradora proporcionaram as maiores populações iniciais da cultura. A altura das plantas foi afetada pelos sistemas de preparo utilizados, destacando-se o preparo com o arado de aivecas e com a enxada-rotativa, com os maiores e menores valores absolutos, respectivamente.

Palabras llave : altura da planta; altura da primeira vagem; emergência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués