SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Análise energética em sistema de produção de suínos com aproveitamento dos desejos como biofertilizante em pastagemEfeitos de águas residuárias de café no crescimento vegetativo de cafeeiros em seu primeiro ano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Engenharia Agrícola

versão impressa ISSN 0100-6916

Resumo

ASSIS, Renato L. de; LAZARINI, Gilmar D.; LANCAS, Kléber P.  e  CARGNELUTTI FILHO, Alberto. Avaliação da resistência do solo à penetração em diferentes solos com a variação do teor de água. Eng. Agríc. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 558-568. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162009000400006.

Com os crescimentos da população e da demanda por alimentos, novas tecnologias têm surgido visando ao aumento da produtividade e à redução nos custos de produção. Se por um lado essas tecnologias elevam a produção e reduzem os custos, por outro o tráfego intenso de máquinas e tratores alteram a estrutura do solo, tornando-o compactado, comprometendo, assim, a produtividade agrícola. Neste trabalho, relacionou-se o teor de água do solo com a sua resistência à penetração, para quatro tipos de solo e quatro condições de umidade, utilizando penetrômetro hidráulico-eletrônico com sistema de navegação DGPS. Os resultados mostraram que ocorreram modificações nas condições de atrito entre o cone e o solo com o aumento do teor de água, facilitando a penetração da haste, tornando o solo mais plástico devido à ação lubrificante entre as suas partículas. Os maiores valores de resistência do solo à penetração foram detectados mais próximos do limite de contração do solo. Houve correlação negativa entre o índice de cone e o teor de água, sendo a função de melhor ajuste a linear decrescente para todos os solos, com altos coeficientes de determinação. Nas condições de solo mais úmido, os valores de resistência do solo à penetração podem ser considerados não impeditivos para o crescimento de raízes. O tipo de solo também se mostrou significativamente influente nos resultados de índice de cone.

Palavras-chave : densidade do solo; índice de cone; limites de consistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português