SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Copper and zinc in the lixiviated material and in the soil application of swine wastewater on soil cultivated with soybean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

TOMAZELA, Mauro; DANIEL, Luiz A  and  FERREIRA, José C. Administração limpa e enxuta em sistemas hidráulicos de colhedoras de cana-de-açúcar. Eng. Agríc. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 358-366. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162010000200018.

Dentre as importantes mudanças nos processos de produção, está à necessidade de garantir sustentabilidade aos empreendimentos. Isso faz prever mudanças na gestão empresarial para adequar-se a um novo modelo, com a inserção dos conceitos de Produção Limpa, Mais Limpa, Enxuta e Manutenção Produtiva Total (MPT). O foco principal deste trabalho foi elaborar uma metodologia que possibilitou aumentar a confiabilidade nos sistemas hidráulicos das colhedoras de cana-de-açúcar, identificando e analisando os modos de falhas, visando à melhoria da qualidade ambiental e socioeconômica em uma indústria sucroalcooleira, promovendo a diminuição significativa do desperdício de óleo hidráulico durante o processo de colheita motomecanizada. O histórico existente no controle do planejamento da empresa, utilizado na Usina sucroalcooleira, permitiu a avaliação do desempenho operacional de colhedoras de cana-de--açúcar durante três safras. Durante esse período, por meio da elaboração e da efetivação de um controle total, acompanharam-se os modos de falhas no sistema hidráulico de cinco colhedoras. Com base na metodologia desenvolvida, elaborou-se um programa computacional para processar os dados obtidos e facilitar a tomada de decisões.

Keywords : produção limpa; produção enxuta; manutenção produtiva total.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese