SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5Utilização de sistemas fototérmicos com concentradores para higienização de salas de ordenhaRendimento de motor elétrico como parâmetro de dimensionamento de bitola de alimentador conectado diretamente ao transformador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Engenharia Agrícola

versão impressa ISSN 0100-6916

Resumo

ROSSI, Luiz A.; DAVID, Eduardo; SARUBBI, Juliana  e  PAGLIARDI, Odail. Viabilidade técnico-econômica do uso de diferentes tecnologias de iluminação para indução de fotoperíodo na produção de mudas de crisântemo. Eng. Agríc. [online]. 2010, vol.30, n.5, pp. 811-818. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162010000500004.

Em função de suas características fisiológicas, as mudas de crisântemo necessitam de luz suplementar para evitar formação de botão floral. Isto é feito no período noturno. O presente trabalho visou a analisar a viabilidade técnico-econômica de substituir-se a atual tecnologia de iluminação artificial utilizada pelos produtores (lâmpadas incandescentes) para efeito de indução de fotoperíodo em ambiente protegido, pela tecnologia de lâmpadas de descarga, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica utilizada no processo. As lâmpadas de descarga possuem maior vida útil e apresentam menor consumo de energia quando comparadas às lâmpadas incandescentes. Os resultados das análises permitem concluir que a lâmpada fluorescente compacta integrada amarela, de 23 W, é a que apresenta viabilidade técnica e econômica para tal substituição.

Palavras-chave : eficiência energética; iluminação artificial; energização rural; indução de fotoperíodo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português