SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Bem-estar na produção de frango de corte em diferentes sistemas de criaçãoRegressão logística para estimativa do bem-estar de matrizes pesadas em função de variáveis comportamentais e ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Engenharia Agrícola

versão impressa ISSN 0100-6916

Resumo

MOURA, Daniella J. de et al. Uso da termografia infravermelha na análise da termorregulação de cavalo em treinamento. Eng. Agríc. [online]. 2011, vol.31, n.1, pp. 23-32. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162011000100003.

O estresse térmico em equinos aciona mecanismos termorregulatórios, como mudanças no fluxo sanguíneo periférico, para a manutenção da homeostase corporal. A termografia infravermelha permite detectar estas alterações, sendo uma ferramenta útil para avaliar o estresse em animais. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso da termografia infravermelha na termorregulação de equino em condição de treinamento. Foi utilizado um cavalo anglo-árabe, exercitado uma vez ao dia. Foram captadas imagens termográficas da axila, garupa, peito e virilha do cavalo e registrados os parâmetros fisiológicos antes e após exercício e 0; 5 e 10 minutos após o banho, durante 8 dias. A temperatura, a umidade relativa e a velocidade do ar foram monitoradas. A temperatura de superfície da garupa e do peito não diferiu entre os tratamentos, indicando baixa participação destas partes na termorregulação. Em contrapartida, a temperatura superficial da axila e da virilha aumentou após o exercício e diminuiu após o banho, sugerindo evidência dos mecanismos vasomotores para a troca térmica do cavalo. Comportamento semelhante foi observado para as variáveis fisiológicas, o que demonstra tentativas orgânicas do organismo para sair das condições de estresse térmico. Concluiu-se que a termografia infravermelha permitiu determinar com precisão a temperatura de superfície corporal do cavalo, sendo possível inferir sobre a termorregulação.

Palavras-chave : equinos; estresse térmico; parâmetros fisiológicos; temperatura de superfície.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português