SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Influence of the size of ground corncob and sugarcane bagasse as filtering materials in swine wastewater treatmentInfluence of stiffness in bolted connections in wooden plane structure of truss type author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

RIBEIRO, Celso B. de M.; SILVA, Demétrius D. da; SOARES, José H. P.  and  GUEDES, Hugo A. S.. Sistema de alerta com base em estudo teórico-experimental de dispersão de poluentes solúveis em rios. Eng. Agríc. [online]. 2011, vol.31, n.5, pp. 985-997. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162011000500016.

Informações sobre a capacidade de transporte e dispersão de poluentes solúveis em cursos de água naturais são importantes no gerenciamento dos recursos hídricos, principalmente no planejamento preventivo de medidas que visem a minimizar problemas à saúde pública e às atividades econômicas que dependem do uso da água, ocasionados por despejos acidentais ou intencionais. Considerando tal importância, este trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema de alerta para rios, com base em resultados experimentais, utilizando técnicas de traçadores e equações analíticas de transporte unidimensional de poluentes solúveis conservativos, visando a subsidiar a tomada de decisão no gerenciamento dos recursos hídricos. O sistema desenvolvido em linguagem de programação JAVA e banco de dados MySQL permite prever o tempo de percurso da nuvem de poluentes a partir de um ponto de despejo de um poluente e apresenta, graficamente, a distribuição temporal de concentrações da passagem da nuvem, em um determinado local, à jusante do ponto do seu lançamento.

Keywords : dispersão longitudinal; poluição hídrica; modelagem computacional.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English