SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número5Avaliação numérica do módulo de elasticidade longitudinal em peças roliças estruturais de madeira do gênero EucalyptusControle automático do fluxo de água na etapa de limpeza em unidades de beneficiamento de tomate de mesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Engenharia Agrícola

versão impressa ISSN 0100-6916

Resumo

MOLINA, Julio C.; CALIL JUNIOR, Carlito  e  FREITAS, Roberto R. de. Modelo matemático para estimativa da deterioração de postes de madeira em contato com o solo usados em áreas rurais. Eng. Agríc. [online]. 2011, vol.31, n.5, pp. 1015-1026. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162011000500019.

No Estado de São Paulo, principalmente em áreas rurais, é notável a utilização de postes roliços de madeira para diversas finalidades. Neste contexto, observa-se que a madeira, em contato com o solo, deteriora-se mais rapidamente, e essa deterioração está geralmente associada aos fatores ambientais e, principalmente, à presença de insetos e fungos. Com o auxílio de modelos matemáticos, pode ser prevista a vida útil das estruturas de madeira pela obtenção de "índices climáticos", que indicam comparativamente, entre as regiões estudadas, quais possuem maiores e menores propensões ao ataque de fungos e insetos. Neste trabalho, utilizando dados climatológicos de várias cidades do Estado de São Paulo, foi obtido um modelo matemático simplificado de agressividade à madeira em contato com o solo.

Palavras-chave : durabilidade da madeira; apodrecimento da madeira; postes de madeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês