SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número6Técnicas de mineração de dados para análise da precipitação pluvial decenal no Rio Grande do SulIntegração ensino profissional-pesquisa-extensão rural através de centros de tecnologia em agricultura irrigada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Engenharia Agrícola

versão impressa ISSN 0100-6916

Resumo

MINGOTI, Rafael  e  VETTORAZZI, Carlos A. Redução relativa da perda de solo anual em microbacias hidrográficas em função do relevo e da cobertura florestal. Eng. Agríc. [online]. 2011, vol.31, n.6, pp. 1202-1211. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162011000600017.

Com a intensa discussão, no Brasil, entre proprietários e órgãos públicos sobre a quantidade de área com cobertura florestal necessária em diferentes biomas, ocorre o aumento da necessidade de disponibilização de dados técnicos que sirvam de embasamento para a tomada de decisões. Um dos critérios para se avaliar o efeito da cobertura florestal na proteção aos recursos hídricos é a perda de solo, que ocasiona diversas consequências no ambiente, entre as quais o assoreamento dos cursos d'água. Com isso, este trabalho teve como objetivo geral avaliar a redução na perda de solos em microbacias hidrográficas com diferentes relevos e diferentes tamanhos, e as localizações da cobertura florestal, na bacia do Rio Corumbataí-SP, usando a Equação Universal de Perda de Solo Revisada (RUSLE) em ambiente SIG. Para o estudo, foram escolhidas 18 microbacias, em três classes de declividade, e estabelecidos 20 cenários de uso e ocupação do solo, analisando a influência do tamanho da APP e do tamanho e localização da Reserva Legal. Os resultados permitiram concluir que: a) o efeito da cobertura florestal na redução da perda de solo anual é variável, em função da declividade média da microbacia; b) a largura da faixa de APP deve ser determinada levando-se em consideração a declividade da microbacia; c) a RL deve estar localizada ao longo da APP. Estas características trazem melhores efeitos na redução da perda de solo anual.

Palavras-chave : SIG; RUSLE; reserva legal; área de preservação permanente.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês