SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Soil penetration resistance analysis by multivariate and geostatistical methodsEstimativa de produtividade da cultura do feijão irrigado em Cristalina-GO, para diferentes lâminas de irrigação como função da uniformidade de aplicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Engenharia Agrícola

versão impressa ISSN 0100-6916

Resumo

BRITO, Luiza T. de L.; CAVALCANTI, Nilton de B.; SILVA, Aderaldo de S.  e  PEREIRA, Lúcio A.. Produtividade da água de chuva em culturas de subsistência no Semiárido Pernambucano. Eng. Agríc. [online]. 2012, vol.32, n.1, pp. 102-109. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162012000100011.

Os diferentes sistemas de cultivo utilizados pelos agricultores do Semiárido brasileiro apresentam riscos de perdas devido às irregularidades das chuvas, sendo, portanto, necessário associá-los a práticas que propiciem maior disponibilidade de água no solo durante o ciclo de cultivo. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a aplicação de quantidades mínimas de água e adubação orgânica na produtividade de feijãocaupi, cultivar BRS-Pujante e de milho, cultivar BRS-Caatingueiro. Os resultados indicam que as maiores produtividades de grãos foram obtidas com o tratamento que associou a irrigação de salvação com a adubação orgânica, sendo para o feijão-caupi de 1.422,5 kg ha-1, e para o milho, de 6.099,1 kg ha-1, seguido pelo tratamento que usou somente a adubação orgânica, para ambas as culturas. Porém, comparando-se o efeito da adubação orgânica aplicada de forma isolada sobre a testemunha, observa-se que ocorreram aumentos de 54,5% e de 237,3% nas produtividades de feijão e de milho, respectivamente, ressaltando a importância do uso da adubação orgânica nas culturas.

Palavras-chave : Vigna unguiculata; Zea mays L.; irrigação de salvação; adubação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português