SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Production of baruzeiro seedling in different protected environments and substrates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

NAAS, Irenilza de A. et al. Análise de imagem para a avaliação de frangos de corte de resposta ao comportamento criador ambiente térmico . Eng. Agríc. [online]. 2012, vol.32, n.4, pp. 624-632. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162012000400001.

Esta pesquisa propõe uma metodologia para avaliação da resposta de matrizes pesadas a mudanças no ambiente térmico de criação. A gravação contínua em vídeo de um grupo de aves, quando analisada, pode oferecer evidências interessantes de conforto térmico, bem como outras indicações de bem-estar. Um algoritmo foi desenvolvido para classificar o comportamento de matrizes de frangos de corte. Vídeos foram registrados sobre três boxes onde 30 matrizes foram alojadas. Os boxes foram montados dentro de uma câmara climática onde a temperatura ambiente variou de frio para quente. As imagens digitais foram processadas com base no número de pixels, de acordo com sua variação da intensidade de luz do contraste binário, permitindo uma sequência de comportamentos relacionados com o bem-estar. O sistema utilizou o padrão de coordenadas x, y, em que x representa a distância horizontal a partir da esquerda superior da área de trabalho para o ponto P, e y é a distância vertical. As imagens de vídeo foram observadas e uma grade foi desenvolvida para identificar a área ocupada pelas aves e o tempo que elas ocupavam o lugar. A sequência foi analisada quadro a quadro, confrontando os dados com as normas específicas adoptadas para criação dentro da região termoneutra. A máscara quadriculada foi sobreposta à imagem real da ave. A imagem resultante permite a visualização de aglomerações, de como o bando de aves se comporta sob determinado padrão. Um algoritmo indicando a resposta da matriz ao ambiente térmico foi desenvolvido.

Keywords : bem-estar animal; análise de imagens; análise de aglomerações.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English