SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Production of baruzeiro seedling in different protected environments and substratesMathematical analysis of maximum power generated by photovoltaic systems and fitting curves for standard test conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

CORDEIRO, Alexandra F. da S.; BARACHO, Marta dos S.; NAAS, Irenilza de A.  and  NASCIMENTO, Guilherme R. do. Uso de mineração de dados para identificação de fatores que influenciam o grau de lesões de perna em frangos de corte . Eng. Agríc. [online]. 2012, vol.32, n.4, pp. 642-649. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162012000400003.

Problemas locomotores impedem a ave de se movimentar livremente, prejudicando o bem-estar e a produtividade, além de gerarem lesões nas pernas dos frangos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da idade, do uso de vitamina D, da assimetria de membros e do gait score, no grau de lesões de perna em frangos de corte, utilizando mineração de dados. A análise foi realizada em um conjunto de dados obtidos de um experimento de campo, em que foram utilizados dois grupos de aves com 30 aves cada, sendo um grupo-controle e outro tratado com vitamina D. Foram avaliados o gait score, a assimetria entre os dedos dos pés direito e esquerdo, e o grau de lesões de perna. O software Weka® foi utilizado na mineração de dados. Em particular, o algoritmo C4.5 (também conhecido como J48 no ambiente Weka) foi utilizado para a geração de uma árvore de decisão. Os resultados mostraram que a idade é o fator que mais influencia o grau de lesões de perna e que os dados provenientes das avaliações de gait score não se mostraram confiáveis para estimar problemas locomotores em frangos de corte.

Keywords : árvore de decisão; avicultura; gait score.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English