SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Technical and economic analysis of replacing artificial lighting system to induction of photoperiod effect in begonia's seedlings in greenhouseEffect of the application of different water depths and nitrogen and potassium doses on quality of Tanzania grass author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

OLIVEIRA, Henrique F. E. de; COLOMBO, Alberto; FARIA, Lessandro C.  and  PRADO, Giuliani do. Efeitos da velocidade e da direção do vento na uniformidade de aplicação de água de sistemas autopropelidos . Eng. Agríc. [online]. 2012, vol.32, n.4, pp. 669-678. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162012000400006.

A velocidade e a direção de incidência do vento, em relação ao eixo de deslocamento do aspersor, são variáveis apresentadas em vários trabalhos como fatores importantes para a determinação da uniformidade de aplicação de água dos equipamentos autopropelidos de irrigação. No entanto, em razão das dificuldades de se conduzir estudos de campo com canhões hidráulicos sob condições controladas de direção e velocidade do vento, as recomendações de espaçamento entre carreadores, em sua maioria, consideram apenas o efeito da velocidade do vento, sem mencionar a direção de sua incidência. Neste trabalho, a aplicação de coeficientes semiempíricos do modelo Richards & Weatherhead, ajustados com base em ensaios de campo do canhão PLONA RL-250, possibilitou realizar, por meio de simulações digitais, uma análise quantitativa dos efeitos da velocidade e da direção do vento sobre a uniformidade de aplicação de água dos sistemas autopropelidos. As simulações indicaram que, na medida em que a incidência do vento passa de perpendicular para paralela ao eixo de deslocamento, os efeitos prejudiciais da velocidade do vento sobre a uniformidade são ampliados. Desta forma, fica evidenciado que tanto a direção como a velocidade do vento devem ser consideradas nas recomendações de espaçamento entre carreadores.

Keywords : simulação; canhão hidráulico; modelo semiempírico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese