SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Impact of elevated temperature scenarios on potato leaf developmentWater and soil losses under different patterns of simulated rainfall and soil cover conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

MATTOS, Roberto de et al. Avaliação de um indicador de produção de água em uma bacia hidrográfica no Alto Rio Grande - MG . Eng. Agríc. [online]. 2012, vol.32, n.4, pp. 698-707. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162012000400009.

A legislação brasileira estabelece que a água é um recurso natural limitado e dotado de valor econômico; logo, há necessidade de se criar mecanismos para sua adequada gestão. Medidas que estimulam os produtores rurais a adotarem práticas conservacionistas, visando a maior produção de água, melhoria de sua qualidade e redução da produção de sedimentos, vêm sendo estimuladas pelos governos, utilizando para isso até mesmo uma compensação financeira. A partir destas asserções, objetivou-se quantificar os benefícios das ações de conservação nas unidades de gestão e definir um Indicador de Produção de Água (IPA) para a tomada de decisão em uma bacia hidrográfica da região Alto Rio Grande-MG. Para avaliar o impacto das ações, foram definidos 4 cenários de uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Ribeirão Marcela, localizada na UPGRH-GD1 (Alto Rio Grande). Após a análise dos resultados obtidos, chegou-se à conclusão de que as simulações de diversos cenários demonstraram alterações na produção de água e que a definição do Indicador de Produção de Água, a partir da junção do potencial de erosão com o potencial de armazenamento, demonstrou ser eficaz, pois integrou quantidade e qualidade de água.

Keywords : uso e ocupação do solo; gestão de recursos hídricos; programa produtor de águas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English