SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Physical, chemical and microbiological properties of a Dystrophic Yellow Latosol using manipueiraNitrogen fertilization by deep-bedding swine production and its effects on the properties of a Quartzarenic Neosol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

OLIVEIRA, Alexandre S. de; DALLMEYER, Arno U.  and  ROMANO, Leonardo N.. Marketing no pré-desenvolvimento de máquinas agrícolas: um modelo de referência. Eng. Agríc. [online]. 2012, vol.32, n.4, pp. 745-755. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162012000400014.

O tema de pesquisa é o desenvolvimento do domínio de conhecimento de marketing no projeto de máquinas agrícolas. Este é desenvolvido ao longo do projeto de máquinas agrícolas a fim de identificar as necessidades dos clientes e da corporação e criar estratégias para que sejam satisfeitas.  O problema central de pesquisa questiona quais mecanismos de marketing utilizar no processo de pré-desenvolvimento de máquinas agrícolas, para aumentar o valor de mercado dos produtos e da empresa e, conseqüentemente, gerar um diferencial competitivo às fabricantes de máquinas agrícolas. Como metodologia desenvolveu-se pesquisas bibliográficas e estudo de multicasos do processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas desenvolvido pelas pequenas, médias e grandes empresas e pela academia. Como resultado elaborou-se um modelo referencial de marketing para a etapa de pré-desenvolvimento de máquinas agrícolas, que aponta as atividades, tarefas, mecanismos e controles que podem ser utilizados no planejamento estratégico e no planejamento de produtos das empresas fabricantes de máquinas agrícolas, contribuindo para a explicitação do conhecimento do domínio de marketing.

Keywords : projeto de produto; mecanização agrícola; técnicas mercadológicas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English