SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Spatial distribution of canine Visceral Leishmaniasis in Ilha Solteira, São Paulo, BrazilCrop coefficient and water consumption of eggplant in no-tillage system and conventional soil preparation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Agrícola

Print version ISSN 0100-6916

Abstract

PINTO, Marinaldo F.; CAMARGO, Antonio P. de  and  COELHO, Rubens D.. Otimização econômica de condutos telescópicos com múltiplas saídas . Eng. Agríc. [online]. 2012, vol.32, n.4, pp. 774-783. ISSN 0100-6916.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162012000400017.

O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um procedimento de cálculo para otimização econômica, aplicado ao dimensionamento de linhas laterais de irrigação telescópicas com múltiplas saídas. A metodologia proposta pode ser empregada para a associação de condutos em série, sendo válida para o dimensionamento de trechos de tubulação com três diferentes diâmetros. Determinando-se a combinação ideal de comprimentos e respectivos diâmetros de cada trecho, obtém-se o resultado de mínimo custo na aquisição de tubulação. Para tal, utilizou-se a técnica dos multiplicadores de Lagrange, submetendo a função de custo às restrições do sistema, cujas variáveis de decisão são o comprimento da tubulação e a perda de carga total ao longo do percurso de escoamento.  A técnica dos multiplicadores de Lagrange mostrou-se adequada para a otimização econômica do sistema em questão, quando comparada ao método-padrão de minimização de custos via função objetivo e respectivas restrições (solver), possibilitando o cálculo do comprimento de cada trecho da tubulação, bem como a redução nos custos de aquisição.

Keywords : condutos em série; minimização de custo; multiplicadores de Lagrange.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English