SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue5Type, number and size of stones of the gallbladder: prospective study of 300 cases of cholelithiasisPosterior gastric vein: portal hipertension author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Print version ISSN 0100-6991

Abstract

ARANTES, Víctor Nunes et al. Influência da icterícia obstrutiva na cicatrização da pele e de anastomose jejunal em ratos. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 1999, vol.26, n.5, pp. 269-273. ISSN 0100-6991.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69911999000500003.

A cicatrização da pele e do intestino podem ser influenciadas pela elevação da bilirrubina. Com o objetivo de avaliar o possível efeito da icterícia obstrutiva sobre a sutura da pele e de anastomose jejunal, foram estudados 32 ratos, divididos em quatro grupos (n=8) e acompanhados em períodos pós-operatórios de sete e 14 dias. Todos os animais foram submetidos a laparotomia e anastomose jejunal. Os grupos 1 e 2 serviram como controle dos grupos 3 e 4, os quais foram submetidos a ligadura do ducto biliopancreático. Os animais dos grupos 1 e 2 mantiveram o mesmo peso corporal durante todo o período de acompanhamento, enquanto os ictéricos apresentaram uma queda ponderal significativa após sete dias (p<0,05). Não houve diferença na resistência da sutura de pele entre os ratos ictéricos e não-ictéricos. Após duas semanas, a icterícia reduziu a resistência anastomótica jejunal (p<0,01). O exame histológico revelou menor grau de desenvolvimento da fibrose cicatricial nas anastomoses dos ratos ictéricos. Conclui-se que a icterícia obstrutiva pode atuar negativamente sobre a cicatrização tissular. Deve-se ressaltar a importância dos fatores associados à icterícia na gênese desse efeito.

Keywords : Icterícia obstrutiva; Variação ponderal; Pele-cicatrização; Jejuno-anastomose; Resistência tênsil; Histologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese