SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1O papel da cirurgia torácica vídeo-assistida - CTVA - no tratamento da pneumonite necrosante na criançaEfeito da ressecção do íleo terminal na fibrose hepática secundária à ligadura do ducto hepático comum em ratas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

versão impressa ISSN 0100-6991

Resumo

TOMASICH, Flávio Daniel Saavedra et al. Modelo experimental de icterícia obstrutiva: avaliação por meio da bioimpedância. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2006, vol.33, n.1, pp. 15-18. ISSN 0100-6991.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912006000100005.

OBJETIVO: A bioimpedância é um método utilizado, como medida de massa corporal, volume líquido e volume de gordura corporal. Os autores analisam a utilização e desempenho da impedância em modelo de pesquisa experimental de icterícia obstrutiva. MÉTODO: Utilizaram-se oito ratos da linhagem Wistar, que foram divididos em dois grupos de quatro animais: grupo 1(experimento) e grupo 2 (controle). No grupo 1 foi realizado ligadura do colédoco e no grupo 2 laparotomia. Realizou-se a mensuração da resistência e da reatância capacitiva com aparelho de análise de bioimpedância no pré e pós-operatórios. RESULTADOS: O estudo revelou valores médios de resistência para o grupo controle maiores do que para o experimento, mostrando uma diferença significante. Também os valores de reatância capacitiva apresentaram médias maiores no grupo controle com p<0,0001. CONCLUSÕES: A análise dos resultados permite concluir que no rato: há diferenças nos valores de impedância entre os animais do grupo controle e experimental; os valores médios de resistência e reatância capacitiva são menores no grupo experimento e que a aplicabilidade da impedância no presente modelo pode ser sugerida.

Palavras-chave : Icterícia obstrutiva; Composição corporal; Modelos animais; Ratos Wistar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português