SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número6Influência da administração da Plantago ovata (fibra dietética) na proteção da parede colônica em colite inflamatória induzida por ácido acético: estudo estereológico experimental em ratosA ultra-sonografia como método de rastreamento populacional de tumor renal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

versão impressa ISSN 0100-6991

Resumo

JESUS, Lisieux Eyer de  e  NERY, Kathia. O uso da neuromodulação no tratamento das disfunções de eliminações . Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2007, vol.34, n.6, pp. 392-397. ISSN 0100-6991.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912007000600007.

OBJETIVO: Apresentar a experiência clínica com o uso de neuromodulação através de eletroestimulação transcutânea no tratamento das disfunções de eliminação. MÉTODOS: Foram analisados retrospectivamente seis pacientes com disfunções de eliminação submetidos à neuromodulação através de eletroestimulação percutânea peri-sacral. Todos os pacientes incluídos eram refratários ao tratamento clínico convencional e a eletroestimulação foi utilizada como terapia de resgate. As sessões terapêuticas eram semanais e o seguimento mínimo foi de seis meses. RESULTADOS: Todos os pacientes obtiveram melhora clínica. Quatro pacientes não necessitaram de mais medicação. Todos aceitaram bem o tratamento e referiram melhora da qualidade de vida. CONCLUSÃO: A eletroestimulação percutânea mostrou-se útil no tratamento das disfunções do assoalho pélvico e da musculatura vesical.

Palavras-chave : Transtornos urinários; Micção; Constipação intestinal; Estimulação Elétrica Transcutânea do Nervo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português