SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Perfil epidemiológico do trauma de face dos pacientes atendidos no pronto socorro de um hospital públicoA importância do anel de silicone na derivação gástrica em Y-de-ROUX para o tratamento da obesidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

versão impressa ISSN 0100-6991

Resumo

CHEDID, Helma Maria; FRANZI, Sergio Altino; DEDIVITIS, Rogério Aparecido  e  ANDRADE SOBRINHO, Josías de. Fatores prognósticos em pacientes com carcinoma espinocelular de cavidade oral e orofaringe submetidos à cirurgia de resgate. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2008, vol.35, n.1, pp. 14-17. ISSN 0100-6991.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912008000100005.

OBJETIVO: Avaliar os fatores prognósticos em pacientes com tumores de cavidade oral e orofaringe, após o tratamento cirúrgico inicial, submetidos à cirurgia de resgate. MÉTODO: Estudo retrospectivo de 276 pacientes inicial-mente submetidos ao tratamento cirúrgico associado ou não à radioterapia pós-operatória. Foram excluídos 28 casos por presença de metástase à distância, tumores primários simultâneos e tratamento oncológico prévio. RESULTADOS: O seguimento médio foi de 35,3 meses, sendo que 127 pacientes apresentaram recidiva loco-regional e 76 destes foram à cirurgia de resgate. Em 65% casos, os resgates foram em cavidade oral e com predomínio nas recidivas locais exclusivas. Os pacientes com estádio clínico precoce (I e II) tiveram maior indicação de resgate na recidiva loco-regional, assim como as recidivas loco-regionais em estádios clínicos precoces (I e II). A análise multivariada mostrou como fator independente o prognóstico clínico, o sítio anatômico e o estádio clínico da recidiva loco-regional. CONCLUSÃO: O sítio anatômico e o estádio clínico da recidiva loco-regional são os fatores independentes de prognóstico clínico.

Palavras-chave : Carcinoma espinocelular; Boca; Orofaringe; Neoplasias bucais; Cirurgia; Fatores prognósticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português